segunda-feira, 8 de março de 2010

SÓ JESUS CRISTO SALVA

Não é novidade nenhuma no cristianismo o fato de só Jesus ser o salvador da humanidade.

Porém, o slogan é muito mais um chavão dos grandes que uma informação edificante.

Só Jesus Salva faz parte das Escrituras Sagradas e consequentemente da doutrina católica.

10 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Eu já li uma frase de faixa de um movimento católico local que dizia: "Tudo com Jesus, nada sem Maria"

Se eu não sou burro, TUDO inclui a salvação.

Se TUDO inclui TUDO, logo Jesus só Deus se Maria for por um mérito dela. Estou certo? Será que estou colocando palavras na boca de alguém?

blogdexavier.blogspot.com disse...

Se TUDO inclui a salvação, já não faz parte da doutrina católica, mas de uma produção independente.

Maria não salva ninguém, mas é uma grande colaboradora da salvação, enquanto mãe do Salvador, quando por ela ter dado o sim.

Profº Francisco Gondim disse...

Apesar dos méritos de Maria, ela não colaborou com a salvação. É verdade que ela foi a mãe do salvador. Isso foi um privilégio muito grande para ela, mas não lhe dá direito de reivindicar uma participação no mérito da salvação.

Na verdade, ela se achava perdida, pois disse que sua alma se alegrava em Deus seu salvador (Lucas 1.47). Maria só foi salva por causa de Jesus.

Mas o que se ouve da doutrina católica é que ela é a mãe de Deus, por ter sido a mãe de Jesus (Jesus é Deus).

Para isso, dizem que Maria foi concebida sem pecados. Isso diz que Jesus só nasceu sem pecados, por caus que sua mãe não tinha pecados.

Agora, eu pergunto: por que Paulo disse que todos pecaram (Romanos 3.23)? Será que Paulo não sabia dessa doutrina de que Maria foi concebida sem pecados? Eu quero sua resposta. Essa eu não dispenso. Se o sabia, por que Paulo não disse quase todos?

blogdexavier.blogspot.com disse...

Foi. O apóstolo Paulo também incluiu Jesus, "porque TODOS pecaram".

Maria não é mãe de Deus, não, porque Jesus não é Deus.

O que foi dito acima faz parte da hermenêutica protestante. É muito lógico isso.

Profº Francisco Gondim disse...

Você vive alegando uns supostos problemas de hermeneutica da parte dos protestantes.

Mas você dizer que Paulo incluiu Jesus na lista de "todos pecaram" é de lascar.

Veja o contexto do versículo 23, do capítulo 3 de Aos romanos (em apreço) e veja o tamanho do seu estrupro na hermeneutica.

20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

blogdexavier.blogspot.com disse...

Esse argumento aí é fácil demais de contestar. Nem foi preciso ler tudo.

Mais um problema de hermenêutica protestante. Não entendeu a minha cruel ironia.

Profº Francisco Gondim disse...

Eu sabia que você não gostava de todos os textos bíblicos, principalmente os de Paulo.

Homem, levem Paulo para julgamento na "Santa Inquisição"!

blogdexavier.blogspot.com disse...

Todos pecaram. Segundo o raciocínio protestante, "todos" é "todos".

Pensei que vocês também incluíam Jesus.

Profº Francisco Gondim disse...

Você inclui?

blogdexavier.blogspot.com disse...

Nem a Bíblia nem a doutrina católica considera Jesus pecador. Assim, é lógico que concordo com as duas.

Fiz uma fina ironia sobre a hermenêutica protestante do "todos" sobre Maria.

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