quarta-feira, 2 de julho de 2014

SE NÃO HOUVESSE PURGATÓRIO

A existência do purgatório é muito questionada até mesmo por muitos católicos. Imaginem pelos não-católicos!

A existência do purgatório não tira o valor da expiação de Cristo na cruz. Também faz parte da justiça e misericórdia de Deus pelos seres humanos.

"Se no céu não entra pecado", como vão se virar os que guardam uns pecadinhos "prediletos" e às vezes nem se dão conta que pecam? 

Se não houvesse purgatório, como escapariam uma gama de religiosos que se acham salvos, com a mais pura certeza de salvação, mas que praticam certas coisas erradas e pensam que estão arrasando? 

Descartar o purgatório é ter atitudes de fariseus. Aqueles religiosos se achavam puros, escorreitos, a ponto de não quererem se misturar com os que não pertenciam ao seu grupelho.

Descartar o purgatório é limitar a misericórdia de Deus.

Provas  bíblicas? 

Ora, não há referências diretas, mas o texto que segue dá uma pista de sua existência: 

"Todo o que tiver falado contra o Filho do homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste mundo, nem no mundo vindouro." (Mt 12,32). O pecado contra o Espírito Santo, ou seja,  a pessoa que recusa de todas as maneiras os caminhos da salvação, não será perdoado nem neste mundo, nem no mundo futuro. Acena o Senhor Jesus neste trecho implicitamente, que há pecados que serão perdoados no mundo futuro, isto é , após a morte. Ver também Mc 3,29.


Nenhum comentário:

Seguidores