quarta-feira, 24 de julho de 2013

TIAGO, APÓSTOLO E IRMÃO DE JESUS?

Duas indagações são pertinentes quando nos referirmos aos irmãos e irmãs de Jesus mencionados na Bíblia, ou aos supostos irmãos ou irmãs de Jesus.

A primeira: Por que nenhum dos irmãos ou nenhuma das irmãs de Jesus foi cuidar da mãe quando o próprio morreu? Será foi porque eles eram casados ou eram muito ruins a ponto de desprezar a mãe?

A segunda: Jesus tinha um irmão que era apóstolo? Como era o nome dele? Tiago? 

Em relação à primeira indagação, não há elementos na Bíblia para respondê-la. Somente a lógica tem alguma pista: se Jesus tinha uma grande quantidade de irmãos e irmãs de sangue, por que nenhum deles foi cuidar da mãe? Por que foi necessário que um apóstolo fosse cuidar dela? Hein?

Com relação à segunda indagação, pergunta-se: 

Jesus tinha um irmão chamado Tiago que era apóstolo? 

A Bíblia responde da forma mais singela possível: não. Havia dois apóstolos chamados Tiago. Um era filho de Zebedeu e o outro, de Alfeu. Basta consultar a lista:

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”. (Mateus 10:2-4)

Quanto à fonte que diz que havia um Tiago que era irmão de Jesus, vejam: "Depois, três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor." Gálatas 1, 18-19.

Conclusão: Depois das explicações acima, podemos concluir que Jesus não teve irmão de sangue, não. A Igreja sempre esteve certa e não vai arredar o pé e ceder a heresias farisaicas.


Nenhum comentário:

Seguidores