domingo, 19 de maio de 2013

A DOUTRINA DA TRINDADE

Foi a tradição católica quem sistematizou a doutrina da Trindade. E não podia ser diferente, pois a Bíblia não poderia por si só definir sua própria doutrina.

Coube à Igreja Católica esse papel de definir as doutrinas da Bíblia, mesmo sob os protestos de alguns grupos religiosos.

Dentro dos grupos mais tradicionais do Protestantismo, a doutrina da Trindade é perfeitamente aceita, apesar de pregarem aos quatro ventos que só admitem como verdade o que está escrito nas Escrituras. É a chamada Sola Scriptura.

Ora, poderemos folhear a Bíblia de ponta a ponta e não encontraremos a palavra trindade. Foi a Igreja quem definiu esse nome, com base no que está escrito no Velho e Novo Testamento. A ideia de um Deus trino, está clara em muitas partes. Nem precisamos gastar muito o verbo para encontrarmos o Deus de Israel se manifestando em três pessoas.

No batismo de Jesus (o Filho), o Espírito Santo desce em forma de pomba. Uma voz (Deus Pai) fala: este é meu filho amado.(Mt 3,17 e 18)

"Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.
E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição."


Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/3/#ixzz2TkDRP0kR


Nenhum comentário:

Seguidores