domingo, 6 de fevereiro de 2011

O USO DAS VELAS

O uso de velas na Igreja é tido pelos adversários como uma epécie de idolatria. Inclusive, há quem diga que aquilo é uma prática introduzida no quarto século D.C.

Para confrontar o que se diz o que dizem as autoridades, confrontem a passagem de Êxodo 25, 31. Vamos saber se aquele livro sagrado foi escrito no quarto século depois de Cristo ou antes.

Qualquer dúvida sobre o que seja castiçal, é só consultar o Aurélio:

Castiçal - Utensílio com bocal onde se põe a vela de cera.

4 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Para quem anda nas trevas, uma vela ajuda muito!

blogdexavier.blogspot.com disse...

Não senhor. A vela não ajuda em nada. É apenas um ato simbólico. Assim como a bênção a pai, mãe, parente e até um bom dia a alguém. Quando a gente dá um bom dia, está desejando um bom dia. Ali não significa que o dia vai ser bom. São costumes que pertencem a uma comunidade.

O problema é a interpretação que é dada ao ato. Há gente que não acende uma vela, porque entende que seja um ato de idolatria.

E o pior: divulga isso para as gerações seguintes.

Profº Francisco Gondim disse...

O problema não é a vela. Vela em noite sem energia ajuda muito. Mas vocês as utilizam para assuntos eternos. Aí o bicho pega. Quem morreu em trevas, jamais terá como se valer da luz de uma vela. Jesus disse que ele próprio é a luz do mundo e quem está nele não anda em trevas.

O que passa disso é coisa da Roma pagã.

blogdexavier.blogspot.com disse...

A primeira informação não é correta. E é até bom que não se repeita isso para as crianças ouvirem, pois elas poderão acreditar.

A vela não é ponto decisivo para a salvação ou coisa parecida. Faz parte do rito religioso. Não é coisa séria demais.

É assim o camarada TER DE VESTIR UM PALETÓ para ser professor de escola dominincal ou TER DE COLOCAR UM PALETÓ para ser auxiliar de trabalho.

Se eu dissesse que daria pra ser auxiliar de trabalho sem o paletó, isso pareceria uma heresia.

A segunda informação: "Quem morreu em trevas, jamais terá como se valer da luz de uma vela. Jesus disse que ele próprio é a luz do mundo e quem está nele não anda em trevas", é perfeitamente correta. Não tenho nenhuma objeção.

Você está iluminado!

Seguidores