domingo, 6 de janeiro de 2013

PROFISSÃO DE FÉ DAS RELIGIÕES - SOMENTE AS ESCRITURAS?

O Cremos das Assembleias de Deus no Brasil:

 1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2. Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

(Fonte: http://aandremoreira.blogspot.com.br/2011/06/o-cremos-das-assembleias-de-deus.html)
 
O Cremos católico:
 
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor,
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
Nasceu de Maria Virgem,
Padeceu sob Pôncio Pilatus,    
Foi crucificado, morto e sepultado,    
Desceu à mansão dos mortos  
Ressuscitou ao terceiro dia    
Subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso,
De onde há de vir a julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo.
Na Santa Igreja Católica,    
Na comunhão dos santos,
Na remissão dos pecados,   
Na ressurreição da carne,
Na vida eterna.
   
Amém.

Ao analisarmos os dois credos, veremos que há pouca diferença, a não ser sobre a afirmação de que o batismo bíblico seja (somente, está subentendido, por imersão) e a Bíblia como única regra de fé.

Sobre o segundo ponto, percebemos que a profissão de fé da AD entra em contradição com a crença de que só a Bíblia é normativa. 

Ora, se há uma profissão de fé, como dizer que ela não é norma infalível e somente as Escrituras Sagradas?

Aliás, a sola scriptura não tem apoio na própria Escritura Sagrada.

   


   
   




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