terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DE NOVO A SOLA SCRIPTURA

A sola scriptura é um dos maiores equívocos das religiões ligadas à reforma protestante.

Senão, vejamos:

A crença é carregada de equívocos e contradições. O "somente a Bíblia como fonte de fé" é desfeita quando vemos estudiosos recorrerem aos escritos antigos para justificarem uma doutrina. 

Certa vez li um estudo feito por um estudioso protestante que dava uma longa volta pela história antiga para justificar que o apóstolo Paulo teria sido casado.

Taí. Recorrer á história é sair das páginas das Escrituras. É o que a Igreja católica faz sem nenhuma culpa, porque defende a tradição oral como legítima.

É necessário fazer-se um estudo através da história para "provar" que Paulo teria sido casado, porque na Bíblia a gente roda, roda e não encontra sequer uma referência. Muito pelo contrário, poderá deduzir que ele foi solteiro.

Se procurarmos na Bíblia uma referência que apoie a sola scriptura não acharemos, mas não damos muito trabalho de encontrar referências que condenem a mesma.

A Igreja proclama que o tripé Escritura Sagrada/Tradição/Magistério da Igreja formam uma coluna que sustenta a Igreja desde os séculos dos séculos.

O que foi posto no parágrafo anterior tem sustentação na própria Bíblia.

"São Paulo recomenda e ordena a manutenção da Tradição Oral. Em1 Cor 11,2, por exemplo, lemos: “Eu vos felicito por vos lembrardesde mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como euvo-las transmiti” . São Paulo está claramente recomendando quemantenham a tradição oral, e deve ser notado em particular que ele congratula os fiéis por fazê-lo (Eu vos felicito...). Também é explícito no texto o fato de que a integridade desta Tradição oral apostólica era claramente mantida, da mesma forma como Nosso Senhor havia prometido, sob o auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16,13).

Talvez o mais claro apoio bíblico para a Tradição oral seja 2 Ts 2,15, onde os cristãos são enfaticamente advertidos: “Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta”. Esta passagem é significante porque: a) mostra uma tradição oral apostólica vivente, b) diz que os cristãos estarão firmemente fundamentados na fé se aderirem a estas tradições e c) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais. 

A Bíblia distintamente mostra aqui que as tradições orais - autênticas e apostólicas em sua origem - deveriam ser seguidas como componente válido do Depósito da Fé, então por quais razões ou desculpas os protestantes a rejeitam? Com que autoridade podem rejeitar uma exortação clara do apóstolo Paulo?" (Fonte: Veritatis.com.br)

Para terminar, vou utilizar a brincadeira do faz-de-conta: façamos de conta que os que se diziam católicos e hoje migraram para outras religiões tivessem conhecido os textos acima, especialmente I Ts 2,15. O que eles diriam hoje da doutrina do "Somente a Bíblia"?

Nenhum comentário:

Seguidores