domingo, 15 de dezembro de 2013

IDOLATRIA É ASSUNTO QUE RENDE

Um dos assuntos que rende mais na área teológica católica-protestante é o assunto concernente à idolatria. Tudo passa pelo conceito. o que cada um acredita é o que faz a diferença.

Como todos recorrem às Escrituras, então vamos.

Nas Escrituras os casos de idolatria não passam nem perto do que vemos hoje. A idolatria daquele povo consistia numa troca do Deus de Abrãao, Isaque, Jacó, o Criador, portanto, por seres palpáveis.

Quando Moisés subiu o monte e demorou, os idólatras trataram logo de arranjar um deus para substituir o que há pouco tempo diziam servir.

Quando os profetas do lado de Elias e os de baal entraram em confronto, os idólatras de baal também punham a confiança numa escultura. O deus deles era aquilo mesmo.

A divergência eterna entre católicos e protestantes acerca do assunto reside no fato de cada um entender o significado de idolatria de maneira diversa. Os católicos apenas veneram e até carregam em procissão as imagens, mas não acreditam que estão carregando Deus ou santos vivos. Apenas carregam uma imagem.

Não sei porque os críticos das imagens não criticam os israelitas que carregaram durante quarenta anos imagens pelo deserto. Ou porque não criticam a si mesmo quando carregam pelas ruas a bíblia (mesmo sendo desfalcada) e fotos de pioneiros da fé. A bíblia é um livro que deve ser venerado, mas não adorado.


Nenhum comentário:

Seguidores