sábado, 20 de agosto de 2011

O DISCÍPULO A QUEM JESUS AMAVA

No dia em que Jesus anunciava quem iria o trair, "aquele que Jesus amava, estava reclinado ao peito de Jesus. (João 13, 23).

No dia da ressurreição de Jesus, entre os dois primeiros discípulos homens que foram ao túmulo ver Jesus estava o "discípulo que Jesus amava." Ele correu mais depressa, a ponto de chegar primeiro do que Pedro. (João 20, 2, 4, 6).

Depois de ressuscitado, Jesus apareceu aos discípulos que pescavam às margens do mar de Tiberíades. A pescaria foi um fracasso. Com a presença de Jesus, a coisa melhorou. Depois de obedecer a ordem do Mestre, que mandou lançar as redes, e vendo o millagre da quantidade de peixes que surgiu, "O discipulo a quem Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!' "

Como veem, em nenhuma parte dos Evangelhos ou cartas de Paulo diz o nome do discípulo que Jesus amava.

No entanto, a tradição - que é defendida pela Igreja Católica - afirma que é João, o quarto evangelista.

O interessante é que as denominações protestantes não se deram conta de que a Bíblia não afirma o nome desse evangelista. Apenas dá para entender que é João. A Igreja, sabiamente, afirma, baseada na tradição.

Uma vez, um protestante me disse, com todas as letras, que "a Bíblia diz o nome!"

Já faz mais de um ano que espero a referência bíblica.

O que ocorre, meus amigos, é que a força da tradição muitas vezes trai os que defendem com unhas, dentes e coração a sola scriptura.

Viva a tradição!

Nenhum comentário:

Seguidores