domingo, 18 de agosto de 2013

O ATEÍSMO

O ateísmo é uma crença ou não-crença que está presente principalmente na Universidade, mas também no meio do povão.

Para muita gente, dizer que não crê em Deus é uma forma de dizer que é moderno, pra frente. Isso faz parte da ideia de se querer dizer que também é livre, que não precisa de ninguém. 

Outros vivem dizendo que crê em Deus, mas que não se importa em dá testemunho do que ele fez e faz a todos nós.

"Muitos de nossos contemporâneos não percebem de modo algum esta união íntima e vital com Deus, ou explicitamente a rejeitam, a ponto de o ateísmo figurar entre os mais graves problemas do nosso tempo.

O termo ateísmo abrange fenômenos muitos diversos. Uma forma frequente é o materialismo prático, de quem limita suas necessidades e suas ambições ao espaço e ao tempo. O humanismo ateu considera falsamente que o homem é 'seu próprio fim e o único artífice e demiurgo de sua própria história'. Outra forma de ateísmo contemporâneo espera a libertação do homem pela via econômica e social, sendo que a 'religião, por sua própria natureza, impediria esta libertação, na medida em que, ao estimular a esperança do homem numa quimérica vida futura, o desviaria da construção da cidade terrestre." 

(CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA  - Nº 2123-2124)

sábado, 17 de agosto de 2013

AS QUATRO PARTES DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Parte I: A Profissão de fé

Parte II: Os sacramentos de fé

Parte III: A vida da fé

Parte IV: A oração na vida da fé.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OBJETIVO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Apresentar uma exposição orgânica e sintética dos conteúdos essenciais e fundamentais da doutrina católica tanto sobre a fé como sobre a moral , à luz do Concílio Vaticano II e do conjunto da Tradição da Igreja. 

Suas fontes principais são a Sagrada Escritura, os Santos Padres, a Liturgia e o Magistério da Igreja. destina-se ele a servir como um ponto de referência para os catecismos ou compêndios que são elaborados nos diversos países. (Sínodo dos Bispos de 1985).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PARAÍSO AQUI E LÁ

Entre o paraíso daqui e o de lá, a fé aponta para o de lá como o mais seguro. O daqui é incerto, temporário e às vezes perigoso.

Há quem prometa um paraíso logo aqui, através da luta de classes, na conquista por uma vida melhor.

A vida de fé não confia nessas coisas, mas aposta muito mais numa vida melhor no futuro. Afinal, não nascemos para ficar pra semente.

Seguidores