sábado, 29 de junho de 2013

DIA DO PESCADOR

Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores. Por isto, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador.

Pescador não é só bom de história. É aquele sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem. Antes do sol nascer, lá vai ele com seu barco pesqueiro e para onde sabe que dá peixe - sabe direitinho onde a pescaria é boa. 

Quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender.

domingo, 16 de junho de 2013

A SOLA SCRIPTURA É UMA FALÁCIA

A Sola Scriptura é uma crença que há muito foi atestada como falsa, mas não sai de linha porque seus defensores não conseguem mais pôr freio. Está aos poucos se desembestando e desembocando em mares profundos.

Onde está na Bíblia tal e tal doutrina?

Mas quem disse que tem de estar na Bíblia para ser verdadeiro? Não leram passagens da própria Escritura que são citadas sem que estivessem nas Escrituras anteriores?

Quantas vezes o apóstolo Paulo e até Jesus Cristo citou passagens da tradição oral daquele tempo? Pesquisem e vejam:

“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.” (Mateus capítulo 5 verso 43, Bíblia versão Ave Maria) 

Amar teu próximo tudo bem estava escrito no Antigo Testamento (Levítico 19-18); e essa de (poderá odiar seus inimigos), onde estava escrito mesmo? Em nenhum lugar; por isso Nosso Senhor diz (ouvistes o que fora DITO). Sendo assim, Nosso Senhor Jesus Cristo jamais foi adepto dessa desgraça chamada SOLA SCRIPTURA.

“Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!” (Atos dos Apóstolos capítulo 20 verso 35, Bíblia versão Ave Maria)

Nesse capítulo do livro de Atos, podemos perceber São Lucas citando uma pregação de São Paulo segundo um ensinamento de Jesus Cristo (É maior felicidade dar que receber), lembrando que São Lucas já era de uma terceira geração de discípulos e seu Evangelho foi concluído em cima da tradição oral, mesmo assim, ele cita um ensinamento de Jesus que não consta em nenhum dos Evangelhos Canônicos, nem em seu próprio Evangelho, estranho, pois SOLA SCRIPTURA é SOLA SCRIPTURA não tem espaço para nada que não tenha sido escrito e segundo os protestantes, pregar outro Evangelho seria anátema!

Será que São Lucas era anátema? Lógico que não; para se entender devemos prestar a atenção no que São Lucas cita diz: (lembre-se das palavras do Senhor Jesus), para quem estuda sabe que essas palavras de Jesus saíram de uma fonte chamada (conjunto de palavra de Jesus) transmitida pelos Apóstolos e usados pelos autores dos Evangelhos. Ou seja, tradição oral.

A BÍBLIA E AS OUTRAS PALAVRAS


Desde o princípio, Deus fala com sua Igreja através da Bíblia e da Sagrada Tradição. Para garantir que sejam compreendidas por nós, Deus guia a autoridade de ensino da Igreja - o Magistério - para que esta possa interpretar perfeitamente a Bíblia e a Sagrada Tradição. Eis a dádiva da infalibilidade! Esses três elementos - a Bíblia, a Sagrada Tradição e o Magistério - são todos necessários para que haja a estabilidade da Igreja e para garantir a segurança da doutrina.


A Sagrada Tradição e a Bíblia não são diferentes, nem são revelações concorrentes. Na verdade, são dois modos de como a Igreja segue o Evangelho. Os ensinamentos apostólicos como a Santíssima Trindade, o batismo das crianças, a infalibilidade da Bíblia, o purgatório e a virgindade perpétua de Maria têm sido, de forma muito clara, demonstrada pela Sagrada Tradição, ainda que estejam implicitamente presentes (e não em contradição) na Bíblia. A própria Bíblia nos remete à Tradição, tanto na forma oral quanto escrita (cf. 2Ts 2,15; 1Cor 11,2). 



As explicações acima são contundentes e necessárias a todo católico que deseja se manter de pé na Igreja.

Entre outros motivos, a exclusividade das Escrituras como Palavras de Deus tida como verdade, tem afastado muitos católicos de seu redil.

Quem lê a Bíblia sem um suporte doutrinário de sua Igreja está à mercê de mentiras com forte aparência com a verdade. O texto de 2 Tessalonicenses 2,15 é indubitavelmente um dos muitos trechos das Escrituras que atestam a veracidade de outras fontes como verdade de fé, afora a Bíblia.

Para a Igreja, não só a Bíblia é Palavra de Deus, mas o que diz a tradição oral e escrita dos grandes homens de Deus do passado, depois de ser fechado o cânon sagrado.


sábado, 8 de junho de 2013

PODEMOS MEDIR A VERDADE?

Ouvi um religioso famoso das bandas de lá dizer que para se ter a certeza de que algo é verdadeiro na ciência, deveríamos medir através do instrumento da ciência. E para se saber se uma doutrina é verdadeira, deveremos buscar a resposta na Palavra de Deus.

Pausa para reflexão: na Igreja Católica, a Palavra de Deus não está somente na Bíblia, não. Ela também está no que diz o Magistério da Igreja e a Tradição oral ao longo dos séculos.

Então, baseado nesse raciocínio, não dá para nos basearmos na Palavra de Deus, como entende lá o religioso. E mais: se fosse possível isso, não haveria tanta divisão de seitas, visto que eles utilizam a mesma palavra de Deus e o mesmo critério para entendê-la.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

O QUE DIZEM POR AÍ

O que dizem por aí, nem sempre bate com o que é. 

Muita gente saiu da Igreja Católica e entrou em outro grupo religioso, e depois entrou noutro, e depois entrou noutro e depois sai e hoje não está em canto nenhum.

Essa façanha que muitos já realizaram é fruto de um trabalho bem feito realizado pelos adversários da Igreja. Primeiro, o que dizem por aí sobre no que cremos, não está no gibi. 

Alardeiam que os católicos são idólatras. Explicam a idolatria de uma forma diferente do que acreditamos.

 Muitos outros pontos da fé católica são explicados pelo avesso do avesso, do avesso. Dizem que a Virgem Maria não foi virgem da forma que a Igreja crê. Que a Virgem Maria é igualzinha às outras mulheres. Que o apóstolo Pedro foi um apóstolo igualzinho aos demais, mesmo lendo as diversas passagens em que Jesus Cristo o diferencia dos  outros a ponto de convidá-lo para ser o chefe da Igreja Universal.

De sorte que o que dizem por aí, não é o que se crê por aqui.

domingo, 2 de junho de 2013

PARA QUE BÍBLIA?

Os católicos são acusados, entre as muitas coisas, a de não conduzir a Bíblia para as missas. 

Bíblia para quê? 

A Bíblia, a palavra de Deus precisa ser levada para a missa? 

Não. Não é proibido sua condução, mas é dispensável. O importante é ouvir e não acompanhar a leitura através dos olhos. 

Não é necessário levar Bíblia para a missa porque todas as leituras estão no folheto dominical. São quatro leituras retiradas das Sagradas Escrituras: uma do Velho Testamento (em certo período litúrgico), outra do salmo, outra das cartas do Novo Testamento e a última, de um dos quatro evangelhos.

Para quê Bíblia? A Bíblia é adequada em outras celebrações ou em estudos bíblicos. Isso sim.

sábado, 1 de junho de 2013

DE QUE SOMOS ACUSADOS

De que somos acusados?

Ora, de tantas coisas! Uma delas é de que a Igreja proíbe ou proibia o uso da Bíblia. O que há de verdade mesmo é que a Igreja sempre defendeu e defende que o católico deve ler a Bíblia em oração e com um acompanhamento do Magistério. 

Ou seja, não se pode ler a Bíblia como se tivesse lendo um livro qualquer de uma historinha qualquer. Se assim fizermos, estaremos praticando o livre exame, que é expressamente proibido pelas próprias Escrituras.

Se alguém duvida e não concorda com essa ideia de se ler a Bíblia com um acompanhante, experimenta lê-la sozinho para ver uma coisa. Das duas uma, pode acontecer: ou você funda uma religiãozinha ou sairá da sua e nunca mais quererá entrar em Igreja nenhuma.


QUEM AMA, QUEM CONHECE

Depois de longa caminhada nos caminhos da religião e depois de conhecer algumas das muitas trilhas das religiões mais influentes entre nós, pude concluir algo extraordinário para mim: que quem conhece a Igreja a ama e não a abandona. 

Conhecer a Igreja é conhecer sua doutrina como ela ensina e não como os inimigos dela divulgam por aí.

Se o católico entende o que sua Igreja prega e defende, é impossível abandoná-la tão fácil como fizeram muitos.

O TESOURO DA LITURGIA CATÓLICA

A liturgia católica é composta de, entre outras coisas, os cânticos e as leituras das missas.

No que se refere às leituras, há algo muito importante a ser levado em conta: todas as leituras das missas são iguais em todos os recantos do mundo.

Isso é um ponto bastante positivo, se analisarmos do ponto de vista da comunhão da Igreja onde quer que ela esteja.

A Igreja precisa estar em comunhão permanente. As leituras que são lidas na minha cidade também são lidas no Japão, Estados Unidos, Canadá, México, Roma.

As leituras não são lidas aleatoriamente. Há uma liturgia que rege, organiza. Até mesmo em Jesus Cristo a liturgia se cumpriu. (Lucas 4, 21) 

Seguidores