domingo, 25 de dezembro de 2011

PALAVRAS, PALAVRAS

As palavras não são mais poderosas nem pesam mais do que a consciência.

A consciência também fala e muito mais alto do que nossas palavras. Não adianta, senhores anônimos, tentarem mentir para si mesmos, porque vocês mesmos sabem que não falam a verdade.

Não se brinca com coisa séria, principalmente com a internet!

Aliás, anonimato é crime, além de ser um golpe baixo contra pessoas que têm opiniões e se expõem.

sábado, 24 de dezembro de 2011

NASCE UM MENINO

Hoje nasce um menino. Tudo simbolicamente, claro. Um menino que procura, de uma forma similar ao que ocorreu há mais de dois mil anos, nascer.

A similaridade reside no fato de que ele nasce em lugares pobres, que são os corações dos humanos. Estes não têm um lugar saudável como o filhinho de Maria merece.

Outrossim, ele aceita nascer e residir para sempre.

sábado, 17 de dezembro de 2011

GERAÇÃO DE JESUS CRISTO

Mateus 1, 1-17

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A liturgia de hoje traz a descendência de Jesus, segundo a carne. Sua origem divina é eterna. Mateus narra a geração de Jesus a partir de Abraão, patriarca que recebeu a promessa de produzir uma grande geração.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LITURGIA DE HOJE

Lucas 5, 33-36

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

NÃO TEMOS O DIREITO

A Bíblia não nos dá o direito de interpretarmos como quisermos os seus textos. Os que assim fizeram, produziram o milagre da multiplicação. Não o milagre de que tanto fala Jesus Cristo. Não.

É o "milagre" (entre aspas) da multiplicação das seitas.

Só não vê quem não liga pra ver. Basta que prestemos atenção aos fatos:

- Leia a Bíblia! Deus vai dar inspiração a você.

Depois, as pessoas leem a Bíblia, sem nenhum critério e... surge o milagre! Mais uma nova denominação surge. Foi Deus que o inspirou? Hein?

Então Deus inspira pra um de um jeito e para outro de outro jeito? Por que isto acontece?

Por que? Porque confiaram na interpretação pessoal. E Deus não é Deus de confusão, diz a minha e tua Bíblia. Não é, anônimo?

domingo, 4 de dezembro de 2011

A CONFISSÃO DOS PECADOS

Marcos 1, 1-8

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”
4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

A confissão dos pecados é uma marca registrada nas Escrituras. No texto acima, é na pessoa de João Batista que vemos os pecadores arrependidos confessarem seus pecados.

"...E todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados ." (v. 4).

Mais tarde, o próprio Cristo transmitiu aos seus discípulos essa mesma tarefa. (João 20,21).

Mais tarde, a prática continuou. A passagem de Atos 19,13-18 esclarece o caso. Os filhos de Ceva inventaram de praticar exorcismo, mas sem a unção espiritual que tinha Paulo. Por isso se deram mal. No versículo 18 lemos que eles vieram confessar o que fizeram de mal.

"Muitos dos que haviam acreditado vinham confessar e declarar as suas obras."

Aos que negam a doutrina da confissão porque "não se deve confessar a pecadores," prestem bem atenção o que escrevi acima e procurem saber, pelas Escrituras, se Paulo não era pecador. Se ele não era pecador, então vocês têm razão. Se não, admitam que estão errados.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MUDAR DE RELIGIÃO NÃO GARANTE A SALVAÇÃO

Tem muita gente enganada com a fé que professa. Esse engano não escolhe credo religioso. Há equívocos de todas os matizes.

Um deles é a mudança de religião, como forma mágica de conversão. Só pertencer a um grupo não faz a pessoa estar convertida. Não é só não beber, não fumar, não... o que mais?

Há coisas que se fazem na calada da noite, como um comentário anônimo na internet, ou como uma acusação sem prova... Isso fere a dignidade de quem lê. Será que não é pecado só porque não está na Bíblia? Isso e muito mais é o que torna certas religiões serem erradas: a crença somente no que está na Bíblia. É a desastrada sola scriptura, que eles próprios não praticam. Eles próprios se utilizam de outras fontes, como livros de grandes pregadores do presente e do passado. Isso é fonte extra-bíblica. É uma grande e escandalosa contradição. Enquanto pregam que a única fonte de fé é a Bíblia - condenando a Igreja - fazem a mesma coisa.

Jesus advertiu o apóstolo Pedro, quando este estava muito afoito e muito seguro de si, cheio de certeza de salvação. Chegou a dizer que iria com o Mestre para a prisão e até para a morte.

Jesus adverte: "Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos" (Lucas 22:32).

É OBVIL QUE

É obvil (sic) que a Igreja é constituída de pessoas pecadoras, mas trabalham para alcançar a santidade.

É obvil que não se pode abominar essas pessoas, mas deixarmos que o ceifeiro resolva no final dos tempos. Lembremos da parábola do joio e do trigo. Jesus não julga (Mateus 7, 1). Os fariseus julgavam constantemente as pessoas. Isso foi objeto de censura durante toda a vida pública de Jesus.

O escandaloso é que os fariseus modernos continuam na mesma atitude. Não se emendam mesmo.

É obvil também que em todos os grupos aparecem pessoas erradas. Só é olhar dos lados que encontraremos aos montes.


Seguidores