sábado, 24 de setembro de 2011

QUEM FORMOU O CÂNON SAGRADO?

As Escrituras Sagradas não declaram nada sobre a quantidade de livros que ela deveria compor.

Coube à Igreja (tudo o que ligares na Terra...) o papel de escolher o catálogo sagrado, pois "se fosse incluir todos os livros que foram escritos, o mundo inteiro não comportaria", numa livre tradução do que diz o apóstolo João.

Há quem queira dizer que a Bíblia tem tantos livros, como se ela própria se referisse sobre o assunto. Coube à Igreja, repito, esse papel. E não foi depois de mais de quinze séculos depois de Cristo, não.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

JESUS NARRA PARÁBOLAS E AS EXPLICA

Lucas 8, 4-15

Na passagem acima, Jesus conta e explica as parábolas, mas só as explica aos discípulos.

Jesus fala de semente que cai em diferentes terrenos. Ela representava, como hoje, a pregação da palavra. A semente, como dizia Jesus, caída em terreno bom (coração bom) produz bons frutos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ÚNICA REGRA DE FÉ?

“Nós cremos somente na Bíblia, e a Bíblia inteira é a única regra de fé para o cristão".

A frase acima é uma das maiores heresias religiosas que escutamos no presente século. O pior de tudo é que é engolida como verdadeira.

Porém, com poucos argumentos, esse pensamento cai por terra. Se não, vejamos:

Onde está escrito que somente a Bíblia é regra de fé?

Podem cavar, que não não encontrarão. A Bíblia, muito pelo contrário, ela afirma que há outras fontes, como a tradição oral:

a) "Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever". João 21, 25)

b) "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa". (II Tess 2, 15)

Seguidores