quarta-feira, 29 de junho de 2011

DOUTRINAS SOB A ÓTICA DOS OUTROS

O conjunto de doutrinas pregadas pela Igreja Católica são manhosamente explicadas pelo avesso. Dessa maneira, os opositores da Igreja saem por cima, como verdadeiros propagadores da verdade divina.

Como amostra, a doutrina sobre Deus é uma das preferidas deles.

Dizem que os católicos adoram muitos deuses. A acusação estende-se em muitos outros ramos.

"Só Jesus Cristo salva", gritam eles.

Grande novidade. Os que professam o cristianismo sabem de cor e salteado que só Jesus Cristo salva. Mas para contrariar o que diz a Igreja, eles acusam-na de acreditar noutras pessoas como salvadoras.

Assim, de enrolação em enrolação, conseguem enganar os incautos. A doutrina da Igreja prega claramente que só Jesus Cristo salva. E nunca disse o contrário. Os adversários é que propagam isso, maldosamente por aí.

terça-feira, 28 de junho de 2011

QUEM É ESTE?

Os discípulos viviam com o Mestre, praticamente o dia todo, presenciando seus milagres e palavras de sabedoria, mas não conseguiam entender que aquele que estava ali era uma pessoa muito importante.

Era uma pessoa tão importante que poderia resolver qualquer problema.

E mais. Ele era alguém extraordinário. Deus, enfim.

(Mateus 8, 23-27)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A URGÊNCIA DE SE SEGUIR A JESUS

A liturgia de hoje trata de assunto bastante sério. "Quem põe a mão no arado, não pode olhar pra trás", diz outra passagem.

"Te seguirei aonde fores". O Mestre responde com palavras duras, como se o tivesse rejeitando. Não foi bem isso. Suas palavras duras significam que ele deixa claras as condições para o seguir.

(Mateus 8, 18-22)

domingo, 26 de junho de 2011

O AMOR A DEUS ACIMA DE TUDO

O primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas. Apesar de ser tarefa difícil, não é impossível.

Tomar a cruz e seguir a Cristo é o centro da fé cristã. Tomar a cruz é renunciar a tudo o que é errado. É enfrentar os sofrimentos e desafios da vida, resignado.

Foi dado a um grupo de pessoas, uma cruz para caminhar com ela um longo trajeto. No meio do caminho, um deles, metido a espertinho, cortou um pedaço da cruz, a fim de que ela ficasse mais menos pesada e facilitasse a viagem.

Num certo lugar, havia um riacho bastante fundo. Todos colocaram suas cruzes no leito do riacho, para facilitar a passagem. O homem que tinha cortado a cruz não pôde atravessá-lo.

A história serve como lição para que carreguemos nossas cruzes.

(Mateus 10, 37-42)

sábado, 25 de junho de 2011

A VOLTA DE CRISTO

Nem os apóstolos, nem Cristo autorizaram ninguém a marcar a segunda vinda de Cristo.

Recentremente lemos na internet mais pessoas marcando e outro remarcando a vinda de Jesus. Os que remarcavam era porque já tinham errado algumas vezes.

Poderiam até ter evitado isso. Jesus não os advertiu?

"Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai... Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis"(Mateus 24:36,43,44).

Não tem essa de ficarem marcando, na ponta do lápis, a volta de Jesus. Ele avisou, mas não teve jeito.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

A história do nascimento de João Batista foi um acontecimento muito importante para a história da salvação da humanidade. Ele precedeu o Mestre, aplainando os caminhos e apontando para alguém mais importante que havia de vir.

(Lucas 1,57-66.80)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A DOUTRINA DA EUCARISTIA

Quando os judeus discutiam sobre o que significava dar a carne e o sangue, de uma forma literal, seu corpo, Jesus disse o verdadeiro sentido:

"Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós." ( Mateus 6, 51-58)

Não era o seu corpo e o sangue, como um sacrifício para canibais, mas apontava para a Eucaristia, que a Igreja iria adotar algum tempo depois.

Também não é uma simples simbologia barata. Não. O pão e o vinho, não tornaram-se em mero símbolo, porque comer um símbolo não faz mal a ninguém. O apóstolo Paulo mais tarde escrevia aos coríntios dizendo que comer indignamente é um pecado. (I Carta aos coríntios 11, 27)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

OS FALSOS PROFETAS

Jesus avisou, mas não teve jeito: os falsos profetas apareceram e muita gente ainda acredita.

A razão disso talvez seja porque não conseguimos discerni-los. E também quando os acusamos de falsos, eles se defendem e dizem que falsos são os outros.

Cuidado, disse Jesus. Eles vêm com peles de cordeiros, mas são lobos. São lobos com as doutrinas, que são fermentos de toda espécie que contamina toda massa.

(Mateus 7, 15-20)

terça-feira, 21 de junho de 2011

A REGRA DE OURO

Na liturgia de hoje - Mateus 7,6 - 12-14 - encontra-se a regra de ouro: fazei aos outros o que quereis que os outros vos façam.

"Não dá aos porcos, pérolas", é um provérbio que parece significar que não devemos pregar o Evangelho para quem despreza.

E a metáfora da porta estreita? É a porta do caminho difícil da cruz, mas é o verdadeiro. O outro, sem dificuldade para a entrada, é o falso.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

NÃO JULGUEIS

A liturgia de hoje bota pra quebrar em todo mundo. Fala do julgamento. Quem pode julgar?

A gente, pobres pecadores, não temos a autoridade ou moral para julgar os outros. A nossa fragilidade não permite isso. Há uma trave no nosso olho e um cisco no dos outros. Ou seja, temos muitas faltas. Como podemos olhar a dos outros, se muitas vezes são menores do que as nossas?

(Mateus 7, 1-5)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

AH! PENSEI QUE FOSSE BÍBLICO

Piada religiosa para a gente morrer de rir

Um camarada acolá teve a graça de ser pai de gêmeos. Um menino e uma menina.

Um dia, ele caminhava com os meninos, quando um alguém indaga:

- Como se chamam os meninos?

- Um é José e o outro é Maria.

- Pensei que você, como homem religioso, tivesse botando nomes bíblicos.




sexta-feira, 10 de junho de 2011

JESUS ENTREGA A LIDERANÇA DA IGREJA

No Evangelho da liturgia de hoje, (João 21, 15-19) o evangelista narra a entrega da liderança da Igreja a Pedro. Não há outra explicação para o texto. "Apascenta minhas ovelhas!"

A passagem não deixa aquela brecha bíblica para uma nova interpretação.

E a Igreja, na sua imensa sabedoria, foi iluminada a entender que Jesus queria que a Igreja continuasse com um líder. Pedro morreria e deixaria alguém no seu lugar. Nada mais lógico.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

FARISEUS FORA DO APRISCO

É alarmante o número dos fariseus modernos que se encontram fora do aprisco. O fenômeno é que eles defendem os fariseus, mesmo estando eles metidos num grande lamaçal de pecados.

É uma situação bastante grave e um desafio para a doutrina verdadadeira ser propagada.

Seguidores