domingo, 12 de dezembro de 2010

JESUS: FONTE DE ESCÂNDALO

"E bem aventurado aquele que não encontra em mim ocasião de escândalo." (Mateus 11)

Por mais que Jesus tenha avisado, ele tem se tornado fonte de escândalo. Primeiro, com sua posição política; ele nunca quis ser político, no sentido de querer o poder temporal ou apoiar alguém. Ele deixou claro isso quando disse que seu reino não era desse mundo.

Muitos erraram ao criarem a teologia da libertação, como libertação política. E mais: o uso de textos bíblicos para iluminar tal doutrina.

Depois que a teologia da libertação ficou como "fora de moda", apareceu a teologia de introdução ao poder. Desta vez encetada por setores protestantes.

Estes também utilizam textos bíblicos para justificarem a escalada ao poder. "Irmão vota em irmão", foi o lema para justificar a participação ativa na política partidária. Os textos bíblicos são praticamente os mesmos da teologia da libertação. "Dai a César, o que é de César". "José de Arimateia era senador romano". Etc e Etc.

Recentemente resolveram mexer na sexualidade de Jesus. Ele fora casado com Maria Madalena e tivera filhos.

Assim, toda a pregação da Igreja e das outras religiões não tem valor nenhum, para não dizer que a Bíblia e a crença que tivemos até agora são falácias.

Como eu disse: não teve jeito: Jesus avisou, mas muitos encontraram nele ocasião de escâdalos.

sábado, 11 de dezembro de 2010

CELIBATO EM QUESTÃO

O capítulo 19 de Mateus fornece fartos argumentos para desmascarar as insunuações de alguns setores protestantes que condenam o celibato católico.

Para eles, o celibato católico é imposição e também impossível. "É bom que o homem não esteja só", alardeiam aos quatro ventos, quando querem condenar o "estado solteiro" de homens e mulheres que abraçam a vocação religiosa.

Esquecem-se de que nas Escrituras há uma carrada de pessoas que abraçaram o celibato. Se eu fosse nomeá-los não terminaria hoje. Só do Novo Testamento encontramos uma infinidade. A começar por Jesus, apóstolo Paulo e quase a totalidade dos doze que seguiram o mestre.

Argumentam que aqueles abraçaram o celibato por espontânena vontade. Sim. Naquela época a Igreja ainda não estava organizada e era muito pequena ainda. Não precisava de uma hierarquia como hoje. A Igreja impôs o celibato porque viu que era mais sublime e prático que quem se dispusesse a servir no altar tivesse dedicação exclusiva, como os grandes homens de Deus do Novo e alguns do Velho Testamento.

O apóstolo Pedro era casado, mas desconhecemos o nome de sua mulher e seus filhos. A sogra foi mais importante do que a mulher. A Bíblia não diz, mas é provável que Pedro tenha seguido radicalmente o conselho do Mestre quando disse que era preciso "deixar pai, mãe, irmãos, mulher, filhos, por amor ao evangelho.

Quando Jesus falava de divórcio com os discípulos estes disseram a Jesus: "Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar".

Jesus respondeu: "Nem todos entendem isto, a não ser aqueles a quem é concedido. E explicou os três tipos de pessoas que renunciam ao sexo:

De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros ainda castraram-se por causa do Reino do Céu. (Mateus 19, 11 e 12).

Quem puder entender, entenda.

Os adversários da Igreja Católica entendem somente os dois primeiros tipos. O terceiro eles não entendem. Talvez seja porque não possam entender. Foi o próprio Cristo que disse isso:

"Quem puder entender, entenda. Quem não puder, digo eu, ninguém pode fazer nada.

E ai daquele que puder entender. Porque no dia que o fizer, ficará convencido a se retirar de seus arraiais.


ELIAS JÁ VEIO

Apesar de viverem agarrados nas Escrituras, os doutores da lei não conseguiam "botar uma dentro". Viviam devaneando, sem rumo.

Mais uma vez, foi necessário que Jesus explicasse direitinho aos discípulos sobre a confusão doutrinária dos doutores sobre o sentido correto das Escrituras. Elias já tinha vindo na pessoa de João Batista, ou seja, com as mesmas características deste.

Até hoje, muita gente faz confusão com aquilo que Jesus disse.

(Mateus 17, 10-13)


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

JESUS É ACUSADO

Na liturgia de hoje, o Evangelho diz que Jesus foi acusado de pelo menos três coisas ruins:

1) Guloso

2) Beberrão

3) Amigo de cobradores de impostos e pecadores. Vejamos:

"Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, dizendo:

'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!’
Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!’

Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras."(Mateus 11, 16-19)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PARA CADA SITUAÇÃO, UMA LIÇÃO

Jesus viveu aproximadamente três anos ao lado de um grupo, principalmente os seus doze apóstolos.

Ensinava de forma instrutiva, de uma maneira direta e indireta. Dizia diretamente quando falava sem arrodeios. "Vocês são raça de víboras". Vocês precisam mudar de opinião e de rota.

Outras vezes falava difícil para a multidão, mas depois explicava aos mais próximos. As parábolas são exemplos disso. A do camelo que pode passar pelo fundo de uma agulha deixou todo mundo escandalizado naquela época. Acredito que o Mestre explicou depois aos discípulos.

O tempo passava e ele ia explicando e preparando os seus para que eles o sucedessem na pregação e na missão. Utilizava coisas do mundo material para explicar as espirituais. Até a farinha ele mencionou.

Falou de temas polêmicos, que são atualíssimos, como o sexo. Falou de celibato e vocação para o ministério. Pena que nem todos entenderam. Nem precisa polemizar. Basta reler com cuidado o capítulo 19 de Mateus.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A MÃE DE DEUS

A Trindade é uma doutrina acatada e pregada aos quatro ventos pela Igreja Católica.

Como é notório, a palavra Trindade não consta em nenhuma Bíblia.

Aliás, na Bíblia em que é comemorada no mês de setembro, nem na que é comemorada em dezembro. E quiçá nas outras em que não se comemora em mês nenhum.

Apesar de não constar nas Escrituras, ela é aceita como verdadeira, até mesmo pelos que defendem com unhas e dente a Sola Scriptura: só acreditamos no que tem na Bíblia.

Pois bem. Maria é Mãe de Deus. É mãe do Salvador. É mãe de Jesus. É mãe do Deus Filho.

Acredito que os adversários desta doutrina já acreditam nela, no íntimo. Só faltam admitir publicamente.

Não devemos passar em branco para dizermos que há menos de trinta anos a TV era a imagem do pecado. Aos poucos, muitos começaram a admitir que essa história de TV ser coisa do cão não tinha o menor sentido.

E foi assim que a TV hoje é um aparelho normal. Ele é como uma faca. Se não soubermos usá-la corretamente, ela vai nos cortar.

DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

O dia 8 de dezembro foi reservado para ser comemorado um dia reservado, especial para a mãe do Salvador.

Causa escândalos aos que não conhecem a história. Falo do fato de que somente em 1854 o dogma se firmou. Não é que a Imaculada tenha se tornado imaculada só a partir daquele ano. Não. As pessoas viviam respirando oxigênio muito antes do ano de 1773. Foi naquele ano que deram nome ao oxigênio.

Querem, por que querem dizer que a doutrina da Imaculada é errônea pelo fato de só em 1854 o papa Pio IX ter dado nome à doutrina. Vale lembrar que ela já era crida e aceita nos tempos apostólicos.

Deus não teria posto para ser a mãe do Salvador uma pessoa que tivesse pecado. Aliás, os argumentos que contrariam ao fato de ela não ter participado do pecado original se desfazem quando colocamos a doutrina no rol daquelas que aparecem como uma espécie de exceção.

Exemplos temos aos montes nas Escrituras. O batismo nas águas era para ser ministrado para os que estavam arrependidos. Pelo que consta, Jesus não precisava de batismo, visto que ele não tinha pecado, nem precisava de se arrepender de nada.

"Todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus", escreveu São Paulo aos Romanos. Entretanto, Jesus Cristo não pecou. E agora, adversários da doutrina da Imaculada? O que me dizem vocês?


sábado, 4 de dezembro de 2010

O ENSINO

Jesus era um grande professor. A arte de ensinar também fazia parte de sua missão. "Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas..." (Mt 9,35).

Ensinar. Aprender. Quem não sabe, precisa aprender. E aprender de Jesus é muito mais interessante do que aprender de certos teólogos que ensinam a Bíblia, com lições pelo avesso de cabeça pra baixo.

Aprender. Os discípulos tiveram ainda muito o que aprender com Jesus, no tempo em que estavam com ele. A Igreja ainda precisou de muito tempo para fechar o cânon e bater ponto em suas doutrinas. Ainda assim, muitos hereges ainda quiseram toldar o negócio. Ário queria invalidar Jesus como Deus. Se não fora a Igreja, a coisa não tinha prestado. Mas a Igreja fez a sua parte, ao ensinar a verdade aos hereges.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

VONTADE E PERMISSIVIDADE

É muito difícil explicar essa coisa de Deus, que é bom, permitir que tanta coisa ruim aconteça, se ele, o Deus da justiça e da verdade, dono do mundo, não empata as pessoas fazerem o mal.

É muito difícil, mas tentarei explicar.

Ninguém, mas ninguém mesmo quer que os outros mandem na gente. Todo mundo almeja e gosta do livre arbítrio.

Munido desses dois ingredientes desejados e aceitos pelo ser humano, Deus deixa que as pessoas façam o mal e o bem. Afinal, somos ou não somos livres?

Se somos livres para fazer o bem, somos igualmente livres para fazermos o mal.

Do outro lado da moeda, vem a vontade de Deus. Quando ele quer, não tem quem segure. Ele resolve e manda, acima de pau, pedra, cimento, água, bueiro, BR 110, ares, fumaça, tufão, trovão, guerra e bala de canhão.

É este, mais ou menos, o pensamento cristão sobre a permissividade e vontade de Deus.

Não esqueçam, porém, que estou falando do Deus Javé. O Deus de Isaque, Jacó, Abraão, Paulo, Pedro e Maria. O Deus que quando manda, ninguém desmanda.

Há outros deuses que não entendo nada deles. Deixo para seus seguidores comentar.

Seguidores