domingo, 21 de novembro de 2010

DOIS EQUÍVOCOS

Da liturgia de hoje, podemos retirar muitos comentários, entre os quais, destaco dois:

1) Aqueles que condenaram Jesus não conseguiram entender nada sobre a salvação. Isso é atestado no trecho onde eles dizem: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Eleito!”

Jesus é o salvador, mas noutro sentido.

2) O "hoje estarás comigo no paraíso", atesta a verdade de que as pessoas quando morrem com Deus já começam, de certa forma, a desfrutar das coisas de lá, e não do jeito que me ensinaram.

(Lucas 23, 35-43)

DEUS DE CONFUSÃO?

Por mais que o grande apóstolo dos gentios tenha alertado aos cristãos de corinto, certos religiosos atuais não querem dar ouvidos. Preferem desviar para outro lado e repetir o mesmo erro deles.

"Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida." (I Co 14,19).

"E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.

Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro." I Co 14, 27-30).

Não proibais, diz o apóstolo. (v. 39). Mas, como deu para notar, ele defendia que deveria haver decência e ordem no recinto:

"Mas faça-se tudo decentemente e com ordem." I Co 14, 40), porque Deus não é Deus de confusão, diz o versículo 54.

A HISTÓRIA CONTINUA

"E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?"

(Marcos 2, 2-7)

O trecho acima denuncia os fariseus da época de Jesus. Eles achavam que só Deus poderia perdoar pecados. Jesus para eles era somente um líder religioso. Se não era Deus, como poderia perdoar pecados?

Ao lermos o texto inteiro, veremos que mais uma vez os fariseus não tinham razão.

Nos dias atuais, a história se repete. Há quem não concorde com essa história de que outros possam perdoar pecados. "Só Jesus pode perdoar pecados", dizem eles aos quatro ventos.

Como os fariseus do tempo de Jesus, eles também se enganam redondamente, ao não observarem o que está escrito em João 20,23.



sábado, 20 de novembro de 2010

QUEM PODE PERDOAR PECADOS

Quem pode perdoar pecados é somente Jesus. Isso é ponto pacífico entre as religiões da cristandade.

O porém disso tudo é o fato das Escrituras Sagradas darem uma “brecha”, como se diz no linguajar jurídico. Aliás, a Bíblia é um livro cheio de brechas onde os teólogos entram com a maior facilidade e constroem lá suas doutrinas.

O falar em línguas é um assunto que tem produzido muitos debates e doutrinas. Há quem ache que aquelas línguas são de anjos, apesar de a Bíblia não mencionar isso.

Quanto ao perdoar pecados, Jesus enviou os discípulos com o poder de perdoar pecados, sim.

A passagem que fala do assunto é expressamente proibido nos círculos protestantes. Nunca vi aquele texto ser lido publicamente e comentado, a não ser na internet, porque lá há de tudo e mais uma coisinha.

Em João 20,23, o Mestre comunica o poder de perdoar pecados também aos discípulos. Não significa, porém, que o poder é tirado de Jesus. Que fique bem claro isso.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

JESUS FALA DE ADMINISTRAÇÃO

Um homem viaja e entrega dinheiro a alguns de seus subordinados para tomar conta. Deu a cada um conforme o que podia administrar.

Uns administraram corretamente e foram premiados, pois renderam mais dinheiro. Um, irresponsavelmente e sem tino para administrar, escondeu o dinheiro e nem ao menos aplicou-o no banco para render juros. Este foi reprovado pelo seu senhor.

A história acima está no capítulo 19 do livro de Lucas - Bíblia Sagrada. O Mestre conta essa história para falar de administração de bens materiais e nos chamar à responsabilidade quanto a administração das coisas de cima.

Puxando só para a nossa realidade, podemos dizer que é isso mesmo a que somos chamados a fazer nessa terra: precisamos administrar competentemente tudo. Desde uma sala de aula, uma escola, um grêmio, um governo estadual, federal, municipal; uma secretaria, um bar, uma bodega, uma rádio, uma TV, um jornal e até mesmo um pote d´água, como, repito, disse o radialista Antônio Bezerra.

Somos chamados a administrar com competência qualquer coisa. Se não fizermos assim, seremos cobrados. E os que cobram, tenham certeza, que eles têm razão.

domingo, 7 de novembro de 2010

QUEM É O SUSTENTÁCULO DA VERDADE?

A pergunta do título desse pequeno texto não utiliza o vernáculo de maneira correta, visto que o pronome "quem" está lá posto inadequadamente.

Na verdade seria: O que é o sustentáculo da verdade?

Se perguntarmos "quem", principalmente para um religioso protestante desavisado, ele dirá na lata:

- É Jesus, é claro!

Na verdade, sem mais delongas, o grande apóstolo São Paulo fala da Igreja como “Coluna e sustentáculo da Verdade” I Tm 3,15.

Jesus é verdade, mas que a sustenta por aqui é a Igreja.

Foi a Igreja que sustentou a verdade quando queria dizer que Jesus não era Deus; foi a Igreja que sustentou o rebanho de Cristo quando outros hereges quiseram mudar outras doutrinas perniciosas; foi a Igreja que teve que enfrentar Lutero, Calvino e seus discípulos; é a Igreja que está enfrentando os milagreiros da multiplicação de seitas.

É a Coluna da Verdade que segura, na base, quando as tempestades a querem derrubar.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

OS QUE NOS PRECEDERAM

Os que nos precederam na vida eterna não são esquecidos pelos os que ainda vivem por aqui.

Esta lembrança é natural, mas não deve tornar-se uma paranóia. Os que se foram, se foram. Não devemos ficar ligados a eles como se eles ainda voltassem.

O dia de finados é um dia especial para isso.

OS QUE PROMOVEM A PAZ

"Bem-aventurados os que promovem a paz...". (Jesus Cristo)

Os que assim procederem serão chamados filhos de Deus.

Seguidores