quarta-feira, 30 de junho de 2010

O PEDIDO DO DEMÔNIO

A liturgia de hoje mostra uma cena entre as forças do bem, comandada por Jesus e as forças do mal, comandada por ele, é claro, o cão.

Alguns "visionários" das passagens bíblicas já tentaram ver aqui uma obediência do Mestre ao capeta.

Não é o bediência porque não parece ser uma ordem vinda do demônio. Este fala ao Mestre em tom de pedido, com medo de que este lhe fizesse coisa pior:

“Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.

Jesus é que mandou-os. O filho das trevas estava num beco sem saída. O jeito era escolher.

Jesus não obedece a ordem de capeta nenhum!

(Mateus 8,28-34)

terça-feira, 29 de junho de 2010

DISCÍPULOS NÃO SABEM QUEM É JESUS

Uma leitura bem atenta das Escrituras nos faz ver que os próprios discípulos que viviam diariamente com o Mestre, se sentiam duvidosos de sua fé.

"Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”

Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande cal­maria. Os homens ficaram admirados e diziam:
“Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

(Mateus 8)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ARMAS ESTRANHAS

Muitos inimigos da Igreja estão usando armas estranhas para captar fiéis, de fina à força. As armas são utilizadas através de um proselitismo descabido, em lugares inadequados e fora de propósito.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

domingo, 27 de junho de 2010

A URGÊNCIA DE SE SEGUIR A JESUS

Na liturgia de hoje, o Mestre rebate duas desculpas: uma de enterrar primeiro o pai (não sei se naquele instante ou somente quando ele viesse um dia a morrer) e a um que queria despedir-se da família.

Aos dois, Jesus falou da urgência de segui-lo.

(Lucas 9,51-62)

domingo, 20 de junho de 2010

NEGAÇÃO DE UMA CRENÇA

A liturgia de hoje narrada por Lucas (Lc 9, 18-24) mostra Jesus negando uma crença na reencarnação. Naquela época muita gente já acreditava nisso.

Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

Jesus não era uma reencarnação, mas o Cristo, vindo de Deus.

A resposta correta foi dada, para variar, por nada menos do que Pedro, o que seria nomeado para ser o chefe da Igreja.

UM "ATÉ" NÃO TÃO PROBLEMÁTICO

Muitas palavras têm arrancado católicos para outras religiões. Entre elas está "até".

A Bíblia está cheia de textos com o ATÉ, que se formos interpretar à maneira do protestante, será um absurdo. Os textos seguintes são exemplos disso.

"E Micol, a filha de Saul não teve filhos até o dia de sua morte" (2 Sm 6, 23).

Então, ela teve filhos após sua morte?

“Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.” (Salmos 110,1)

Quer dizer que depois de ter os inimigos debaixo de seus pés, aquele Triunfador não estará mais sentado à direita do Senhor? Absolutamente não; porque aí é que vai começar a época melhor de reinar, de sentar-se glorioso, com os inimigos vencidos e subjugados a seus pés.

Mas este é o estilo da Bíblia. Não podemos, portanto, tomar uma frase bíblica e querer à fina força interpretá-la de acordo com o nosso modo de falar de hoje, dentro da nossa língua; ela tem que ser vista como realmente é, uma palavra da Escritura que tem o seu estilo próprio, a sua linguagem peculiar.

E argumentar, muito entusiasmado, com estas frases que enganam à primeira vista, é mostrar apenas falta de conhecimento do que é a Bíblia.

José não conheceu a Maria, até que ela deu a luz a seu filho, quer dizer simplesmente, segundo o modo de falar das Escrituras, a afirmação de que Maria era virgem por ocasião do seu abençoado parto; essa afirmação absolutamente não é destruída por esta outra que também é verdadeira: Maria continuou virgem a sua vida inteira, ATÉ que morreu, e que por sua vez também não quer dizer que ela tenha perdido a virgindade depois da morte." (Lúcio Navarro)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO

Na liturgia de hoje Jesus fala de fé. Instiga os discípulos a ter fé ao olhar coisas que têm muito menos valor do que os humanos.

Ele diz que se Deus tem cuidado dos pássaros, muito mais terá de nós.

Como exemplo, ele diz:

"Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam."

A expressão que ecoou naquele tempo inspirou um grande romancista brasileiro a escrever um belíssimo romance. Foi o escritor gaúcho Érico Veríssimo que escreveu "Olhai os lírios do campo".

(Mateus 6,24-34)

UM MONTE DE PARÁBOLAS

Na liturgia de hoje o Mestre ensina uma porção de parábolas, para ensinar a renúncia.

Ele fala de tesouros, de traça, de ferrugemm de ladrões, de olho, de lâmpada, de corpo, de escuridão, de luz.

(Mateus 6, 19 a 23)

terça-feira, 15 de junho de 2010

AMAR AOS QUE NOS AMAM

Outra palavra dura nos prega o Mestre em Mateus 5,43-48. Ele fala sobre o amar a quem nos persegue e nos fazem mal.

Até o pecadores fazem isso com a maior facilidade. Amar aos que nos botam pra baixo, é outros quinhentos!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ARMAS DE UM PACIFISTA

Mateus 5,38-42 ensina o que o Mestre ensinou com referência à vingança. São palavras duríssimas que não é coisa muito fácil de se praticar.

É a prática de se fazer o bem a quem nos faz mal.

O "olho por olho e dente por dente" são coisas do passado.

sábado, 12 de junho de 2010

JESUS, UM BOM DEBATEDOR

Lucas 2.41-51 relata uma família de Nazaré que perde de vista uma criança. Logo depois de três dias é que a encontra no meio dos doutores.

Será que os sábios de Jerusalém não desconfiaram de nada de um menino que sabia de tanta coisa com tão pouca idade?

O que seria futuro mestre, estava entre mestres da lei.

Ele precisou estar na casa do Pai para quê? Seria para dar exemplo aos outros? Para que ir à casa de Deus? Será para encontrar Deus lá ou para manter comunhão com os outros irmãos?

Jesus era debatedor. E dos bons. Precisávamos vê-lo deixando a todos boquiabertos com seus ensinamentos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A ALEGRIA PELOS ARREPENDIDOS

Lucas 15,3-7 relata a parábola da ovelha perdida.

Quero falar de alegria. Da alegria que há no céu cada vez que um pecador se arrepende. Lá também há alegria pelos que estão no caminho certo.

A alegria maior é pelos que se arrependem. O que nos deixa engrilados é de quem se trata os que ficam alegres com isso. Será que serão os anjos? Deus? Só? Não teria mais seres a compartilhar com isso?

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A JUSTIÇA DOS FARISEUS

Em Mateus 5,20-26 Jesus fala da antiga lei e da nova que ele estava instituindo e reformulando.
Compara os atos dos fariseus com os discípulos. Os fariseus não estão com nada. Vocês devem ser diferentes.

O modelo de justiça deles é errado.

Jesus instruiu os discípulos para que eles pregassem a doutrina verdadeira. Depois de capacitá-los, eles saíram pregando.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

ARGUMENTOS A FAVOR DE UMA DOUTRINA CATÓLICA

A mãe de Jesus não teve outros filhos. A Igreja prega isso e a Bíblia confirma. A lógica também.

Se Nossa Senhora tivesse outros filhos, ela não teria ficado aos cuidados de S. João Evangelista, que não era da família, mas com seu filho mais velho, segundo ordenava a Lei de Moisés.

Também decorre uma pergunta: Por que nunca os evangelhos chamam os 'irmãos de Jesus' de 'filhos de Maria' ou de 'José', como fazem em relação à Nosso Senhor? E por que, durante toda a vida da Sagrada Família, apenas contam-se três membros: Jesus, Maria e José?

Se não fosse propósito de Nossa Senhora manter a castidade perpétua, sua afirmação não teria propósito, pois o Anjo poderia lhe responder: "se ainda não conhece, conhecê-lo-á logo; não é José teu esposo? ". A sua afirmação só faz sentido, dentro do contexto, tendo Nossa Senhora feito o voto de castidade perpétua.

S. Marcos, na mesma linha, chama Jesus "O filho de Maria" - "uiós Marias" - (Marc. 6, 3), e não um dos filhos de Maria, como querendo mostrar que ele era o seu filho único.



terça-feira, 8 de junho de 2010

O BATISMO E SALVAÇÃO II

Quando pregam que o batismo é apenas um símbolo ou algo como uma apresentação na comunidade religiosa ou "quem pede o batismo é quem se converteu", deixam de lado outros aspectos a considerar.

Como já foi dito pelo apóstolo Pedro, o batismo é importante para a salvação.

Há um outro ponto que devemos esclarecer. É sobre uma doutrina falsa dentro do assunto batismo. Para legitimar o não batizado das crianças, certos grupos religiosos precisaram legitimar outra doutrina falsa. A de que as crianças não têm pecado.

O Salmo 51,7 desmente: "Eis que na culpa fui gerado, no pecado minha mãe me concebeu".


segunda-feira, 7 de junho de 2010

O BATISMO E A SALVAÇÃO

JustificarUma passagem da Bíblia que também me foi ensinada pelo avesso foi a tão propalada João 3,5:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".

Além do efeito regenerativo, o batismo é necessário para nossa salvação. Foi o que Jesus disse a Nicodemos.

São Pedro também escreveu sobre isto. Em sua primeira epístola universal, ele escreve que as águas do dilúvio nos dias de Noé, eram um símbolo do batismo, e que assim como a família de Noé foi salva através das águas do dilúvio, nós também somos salvos pelas águas do batismo .

Quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água. Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo. (1Pd 3:20-21).

Os protestantes para negarem a necessidade do batismo para a salvação, adoram citar Lc 23:39-43, pois nestes versículos Jesus diz ao ladrão arrependido que este estará naquele mesmo dia com Ele no paraíso. E então afirmam os protestantes: "O ladrão salvo e não foi batizado". Nem o ladrão da cruz, nem Jeremias, Isaías, Abraão, Davi, Jacó, Jonas, Daniel, etc. Deus é capaz de dar a misericórdia a qualquer tempo e de qualquer modo que precise. Toda regra possui sua excessão. E Sagrada Escritura é repleta de exceções que Deus faz.

Por exemplo: todo homem é regra que todo homem conheça a primeira morte, mas Deus arrebatou Enoc e Elias. É regra que as águas do mar fiquem sempre juntas, mas Deus as separou para que o Povo Hebreu fugisse do Egito, assim como também é regra que o sol se ponha, mas em Jos 10,12-13, Deus atrasou a descida do Sol por quase um dia, etc. Jesus agiu de misericórdia com o ladrão, pois este não teve a opção de se batizar.

Asuum, uma doutrina que é dita claramente na Bíblia - e não precisa de interpretação - torna-se outra coisa. E o pior: é admitida como verdade.

domingo, 6 de junho de 2010

O APÓSTOLO PAULO PERGUNTA

O Apóstolo Paulo pergunta: Está Cristo dividido? (I Coríntios 1,13)

Eu respondo: Sim. Homens religiosos o dividiram.

O Apóstolo Paulo pergunta: Foi Paulo crucificado por vós? (idem)

Eu respondo: Não. Foi Cristo.

Agora eu pergunto: Como deve a Igreja se comportar?

Paulo responde: "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer." (I coríntios 1,10)

UMA PASSAGEM FORA DE PROPÓSITO

Da coleção de passagens bíblicas sem sentido, fora do contexto e direcionadas contra a Igreja, citarei esta:

I Timóteo 4:
Justificar

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.

Aqui acusam a Igreja de proibir o casamento por causa do celibato. Ora mais uma coisa dessas!

Que coisa mais fora do contexto?

O celibato está em Mateus 19. Jesus fala dos três tipos de pessoas que se relacionam com o casamento e a castidade. Tudo lá está claro, cristalino.





quinta-feira, 3 de junho de 2010

MAIS UMA DO SOMENTE A ESCRITURA

Há muita coisa escrita sobre o fato de alguns grupos religiosos pregarem o "somente a bíblia". Só a Bíblia é fonte da fé.

Assim, o "leia a Bíblia" soa macio, porque é só a ela que devemos dar atenção. Ela somente e nenhuma outra fonte.

Isso torna-se falácia porque pegamos no flagrante esses mesmos grupos beberem nas fontes dos grandes pregadores e expositores do passado e do presente.

Então não praticam o que pregam.

Há ainda outra atrapalhação. Quando querem provar algo que não está na Escritura, recorrem a fontes históricas.

Um exemplo somente ilustra isso. Um comentarista tentava provar que o apóstolo Paulo era casado. Como não acharam na Bíblia, recorreram à história. História não é Bíblia. Ou é?

Ainda mais: católico pode recorrer a outras fontes. Eles não. Ou pode?

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO

A liturgia de hoje - Lucas 9, 11b-17 - é uma das histórias da Bíblia mais conhecida: o milagre da multiplicação.

Hoje não se conhece exemplos similares. Só conhecemos multiplicações de pecados, de atos corruptos; multiplicação de religiões e mais religiões. Isso sim, é o que vemos multiplicarem-se dia a dia.

Seguidores

Arquivo do blog