domingo, 12 de abril de 2009

PROTESTANTISMO

PALAVRAS NA NOSSA BOCA
Uma das razões do crescimento do movimento protestante é a habilidade com que eles têm de colocarem palavras na nossa boca.
Dois ou três exemplos comprovam a afirmação acima.
Dizem eles que os católicos pregam que Maria, Pedro, João, Tiago e todos os outros santos canonizados salvam a alma das pessoas. Nada mais falso.
Há uma forte pregação nesse sentido que fazem os mais incautos acreditarem e caírem de patinho.
Geralmente nas grandes pregações eles dizem:
Maria não salva. Pedro não salva. João não salva. André não salva. Só quem salva é Jesus.
Para comprovar a afirmação, citam Atos 4,12:
"Em nenhum outro há salvação, pois nenhum outro nome foi dado sob o céu aos homens por quem possamos ser salvos".
Pronto, pensa o desavisado. Se só Jesus salva, como dizem que Maria salva?
Então ainda pensa o incauto: vou sair daquela religião. E sai.
A Igreja católica não ensina que Maria ou outro possa salvar. A relação de Maria com a Igreja é outra história, por sinal muito mal contada pelos protestantes.

domingo, 5 de abril de 2009

ESCLARECENDO SOBRE OBRAS

OBRAS E OBRAS DA LEI
Vindo Cristo ao mundo, promulgou a sua lei, que veio subsituir e aperfeiçoar a lei mosaica. Ele exige igualmente a observância dos 10 mandamentos: Se tu queres entrar na vida, guarda os mandamentos. (Mt 19,17), os quais, portanto, estão de pé na nova lei, embora não estejam mais em vigor aquelas penas que existiam na lei antiga, segundo a qual deviam ser apedrejados o filho contumaz e rebelde (Dt 21,18-21), a esposa que não foi encontrada virgem (Dt 22,20-21), aqueles que cometiam adultério (Dt 22,22) etc. O que não exclui naturalmente as penas impostas pela justiça de Deus na outra vida.
Durante muitos e muitos séculos, quando na linguagem bíblica se falava na lei, não se podia entender senão a lei de Moisés.
Na lei de Cristo ninguém pensava, por uma razão muito simples: Jesus Cristo não havia aparecido ainda e não havia, portanto, ensinado a lei.
Um texto de Tiago e outro de Paulo parecem estar conflitantes. Mas não. Um fala em obras; o outro, em obras da lei, o que já vem a ser duas cousas diferentes.
Dizendo: Não vedes como pelas obras é justificado o homem, e não pela fé somente? (Tiago 2,24) São Tiago nos mostra claramente que a fé não basta para a salvação, sendo necessárias também as boas obras, em cumprimento da lei de Cristo.
Adaptado de Lúcio Navarro.

Seguidores